quarta-feira, 11 de agosto de 2010

GERAÇÃO AVIVAMENTO

Pregação realizada na cidade de Céres-GO. Congresso de Mocidades das Igrejas de Cristo, COMIC -2010.

Texto: Mateus 5.1:5

Introdução

O tema escolhido para o COMIC 2010 é muito adequado para a juventude das Igrejas de Cristo. Mais do que nunca é preciso que haja avivamento em nosso meio. Entretanto, isso só é possível através do discipulado. O discipulado é o relacionamento que Jesus tem com aqueles que obedecem ao seu chamado.

- A possibilidade de avivamento só é uma realidade hoje por causa da ação de Cristo Jesus no mundo. Após o batismo e a tentação, Jesus inicia o seu ministério e a humanidade começa a experimentar o verdadeiro avivamento.
- Jesus chama os discípulos e os ensina pessoalmente sobre o avivamento. Ele é o avivamento em pessoa. MATEUS 4. 15:17
- MATEUS 4. 18:19
- Aquele que é capaz de ser educado por Jesus é avivado e possui condições para pescar homens para o Deus.

-Avivamento é viver renegando a impiedade e as paixões mundanas, é viver como disse o apóstolo Paulo: “Viver no presente século, de maneira sensata, justa e piedosamente, aguardando a manifestação bendita da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus ” (Tito 2.12:13).

- Queridos irmãos, Jesus não queria e não quer que seus discípulos sejam meros expectadores da sua obra maravilhosa.

-Abra sua Bíblia no evangelho segundo Mateus 5.1:5
• Jesus está na companhia de seus discípulos. Ainda pouco os discípulos pertenciam àquela multidão. Até que ouvirão o chamado do mestre, então abandonando tudo o seguirão.
- Agora os discípulos são mensageiros do avivamento.

1. Por isso: “Bem - aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” V.3
- Jesus disse a eles: segue-me! E agora? Poderiam pensar. Não temos nenhuma propriedade, nenhuma segurança, nenhum pedaço de terra por pátria, nenhum poder espiritual e não temos experiência alguma.

- Por amor a Ele tudo perderam inclusive a própria vida. “Quem perder a vida por minha causa a encontrará”. “Quem quer ser meu discípulo negue-se a si mesmo tome cada um a sua cruz dia após dia e segue-me”.
- Jesus diferencia aqueles pregadores da religião do povo, homens poderosos, admirados, firmados no mundo com sua cultura, suas ideologias e religiosidade. Para esses, Jesus não diz: “bem – aventurados!”, mas somente para os discípulos os quais vivem em renúncia e carência, surge o reino dos céus. O tesouro dos discípulos eles o têm em oculto, eles o tem na cruz de Cristo.

- Vejamos o ministério do mais humilde dos humildes, Jesus. MATEUS. 4.23:25
- Ele disse: “Eu vos dei o exemplo para que façais o que eu fiz!”.

2. “Bem – aventurados os que choram, porque serão consolados” V.4
- A cada dia ao lado de Jesus, alarga-se o abismo entre os discípulos e o povo. A separação do discípulo torna-se cada vez maior.
- Os que choram são exatamente os que estão dispostos a viver na renúncia do que o mundo apresenta como felicidade e paz. São os que não sintonizam com o mundo, os que não vivem segundo o curso da sociedade.

- Enquanto o mundo festeja, ficam à parte, enquanto o mundo chama “Gaste sua vida” os discípulos choram.

- As pessoas vivem como se fossem viver aqui para sempre, mas os discípulos sabem o destino do mundo. O seu fim, o juízo e a vinda do reino dos céus para o qual o mundo não esta nada apto.
- Por isso os discípulos são estranhos ao mundo, hóspedes indesejáveis, perturbadores e por isso são rejeitados. Jesus disse: “Ide! Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos” (Lc10.3).

- Estamos aqui no meio de lobos ferozes. Precisamos fazer como Simeão; “homem justo e piedoso que esperava a consolação de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre ele”.
- A comunidade dos discípulos não procura o sofrimento, mas ela carrega o que lhe é imposto e o que lhe recai por amor a Cristo no discipulado.
- Não se preocupe irmãos, pois o nosso choro não durará para sempre. O nosso Salvador Jesus “lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte não existirá, já não haverá luto nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Ap 21.4).

3. “Bem – aventurados os mansos, porque herdarão a terra” V.5
- Quantos mansos temos aqui nesta manhã?
- Esta arma que Jesus propõe aos seus discípulos para avivar esta geração se chama mansidão. Ele disse: “Aprendei de mim que sou manso e humilde”.
- Oh irmãos! O quanto precisamos de pessoas mansas nesta geração.
- Os mansos são os que vivem em renúncia a todo direito, por amor a Cristo. Quando injuriados, silenciam, quando perseguidos, sofrem-no, quando rejeitados, afastam-se. Retribuem o mal com o bem.

- São pessoas que não movem processo em defesa de seus direitos, nem fazem alarde quando injustiçados. Bem-aventurados os que entregam toda justiça nas mãos do poderoso Deus.
- Os que agora possuem a terra à força e injustamente, hão de perdê-la, e os que agora renunciam o mundo, os que são mansos até a cruz, governarão sobre a nova terra.
- Hoje você possui um pedacinho de terra – a igreja com sua comunhão, seus bens, seus irmãos e irmãs. A terra será renovada a partir do Gólgota, onde morreu o manso.
- Ao chegar nos céus os mansos herdarão a terra.

CONCLUSÃO –

Mateus 5.13– Jesus afirma: “Vós sois o sal da terra”. Ele não disse vós deveis ser sal ou vos tendes o sal! VÓS SOIS O SAL!!!

- Ao dizer estas palavras Jesus mostra que a terra somente poderá ser conservada pelo sal enquanto o sal permanecer sal. Os discípulos após aprenderem sobre o avivamento com Jesus, devem agora avivar, temperar, salgar o mundo.
- A terra deverá ser salva pela Igreja; porém, a Igreja que deixa de ser Igreja, está totalmente condenada e o discípulo que deixa de ser discípulo da mesma forma não presta para nada.

- Aquele que foi atingido pelo chamado de Cristo e está no discipulado, deve ser sal.
- O discípulo também é luz!! O chamado de Jesus por si só os fez luz. Não pode ser diferente. E por serdes luz NÃO MAIS PODEREIS FICAR OCULTOS mesmo que quisésseis. Luz brilha e não se pode esconder a cidade edificada sobre o monte. Impossível!!! É vista de longe.

- Nós já não estamos diante de uma decisão: a única decisão já foi tomada. Agora tem que ser o que somos, ou então deixarmos de ser seguidores de Jesus. Somos a Igreja visível e o discipulado é visível como luz em meio à escuridão, como monte que se eleva na planície. Este é o avivamento de Deus: sal e luz no mundo!!!!!!

Um comentário:

Luciano Paes Landim disse...

Paz do Senhor meu irmão! Muito bom o seu blog! Que o bondoso Deus te abençoe grandemente!

Nos laços do Calvário que nos une,
Luciano Paes Landim

www.lucianopaeslandim.blogspot.com