sábado, 24 de abril de 2010

MEU PAI

Os discipulos de Jesus e principalmente os judeus devem ter ficado de queixo caido ao ouvirem a seguinte expressão dos lábios de Jesus: "meu Pai". Exclamaram indignados: que arrogância e esta que este carpinteiro nascido em Belém e residente na Galiléia se atreve a proferir? Ningúem jamais se dirigiu a Deus desta maneira! Disseram isso porque os judeus se dirigiam a Deus como Pai, mas a expressão era "nosso Pai" "vosso Pai". Nunca "meu Pai".

Ora, é exatamente assim que Jesus Cristo fez. Ele se dirigiu a Deus dizendo: "meu Pai" usando a palavra "Abbá". Originalmente, abbá fazia parte do balbucio infantil. O Talmud diz que: "Quando uma criança começa a comer trigo (ou seja, quando é desmamada), aprende a dizer abbá e immá (papai e mamãe são suas primeiras palavras)1". O linguajar não se restringe apenas as crianças. Os Jovens de ambos os sexos também chamavam o próprio pai de Abbá (c.f Lc 15,21), não utilizando a palavra "Senhor"(Kyrie) usada em ocasiões cerimoniais (c.f Mt 21,29-30).

Ai esta o espento de todos ao ouvirem Jesus se dirigir a Deus usando tal expressão. Nas orações judaicas para invocar a Deus o uso de abbá seria desrespeitoso, e portanto impensável para um judeu em seu estado mental normal, chamar a Deus com um nome tão íntimo. Até hoje não temos um único exemplo saido do judaísmo palestinense no qual Deus seja chamado de "meu Pai" por um indivíduo.

Jesus inaugura um diálogo (oração) totalmente diferenciado para com o Deus todo poderoso. Foi algo único e inaudito, ter Jesus tomado esta iniciativa de falar com Deus como uma simples crinça fala ao seu pai, com total simplicidade, plena intimidade e sem nenhum temor.

A palavra utilizada por Jesus revel o próprio fundamento de sua comunhão com Deus ao ponto de Jesus proferir a seguinte sentença: (Mateus 11,27).

"Tudo me foi entregue por meu Pai e ninguém conhece o Filho senão o Pai,
e ninguém conhece o Pai senão o Filho
e aquele a quem o Filho quiser revelar"


Podemos entender este texto da seguinte forma: " Como só um pai conhece o seu filho, assim só um filho conhece o seu pai" significando uma experiência cotidiana. Jesus disse que a intimidade e o conhecimento dos segredos de Deus está exclusivamente em sua mãos. Como um pai que se dedica a ensinar o filho às letras das Sagradas Escrituras, assim Deus transmitiu a Jesus a revelação de si mesmo, e consequentemente somente por meio dele (Jesus) podemos ter acesso ao Pai.

Assim, Quando Jesus falava com Deus usando a expressão "meu Pai", Ele não estava querendo ensinar sobre uma intimidade com Deus que fosse acessível a todo mundo por capacidade própria, mas a uma revelação autorizada por Ele de invocarem também a Deus como Abbá. Jesus nos permite participar de sua própria comunhão com Deus e aquele que é capaz de repetir este Abbá esta participando da revelação de Cristo e está vivendo o reino de Deus aqui.

Oremos a Deus sempre em nome de Jesus Cristo seu Filho!!!



1. Talmud da Babilônia, Tratado Berachoth, 40a (Bar) par Tratado Sanhedrin, 70b (Bar).

Nenhum comentário: