quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sabe como é, né?



No último final de semana, eu e minha esposa fomos passear no lago Paranoá, aqui em Brasília. Estávamos tomando sorvete e conversando na beira do lago. Conversa vai, conversa vêm, me lembrei da seguinte expressão: Sabe como é, né? Eu recordei que essa expressão foi usada por um personagem em um programa de televisão intitulado: Todo Mundo Odeia o Cris. Num dos episódios, o vizinho de Cris, Gerome, o vê receber um beijo na bochecha da garota pela qual é apaixonado. O amigo pergunta: Você está namorando com ela? A resposta do Cris deveria ser: Não! Ela é somente minha colega, minha amiga. Mas, sua resposta é: Sabe como é, né? Gerome entende que eles estão namorando e espalha a notícia por toda vizinhança fazendo uma grande confusão.

Tal expressão não é usada apenas em programas de televisão. Muitas vezes nos “protegemos” da verdade e a usamos descaradamente.

Na Bíblia Sagrada, nos deparamos com uma situação semelhante, onde a verdade deveria ter sido dita, mas, infelizmente, foi usada expressão equivalente a um “Sabe como é, né?”. Em Êxodo 32, o povo de Israel, sob a liderança de Arão, futuro sacerdote, peca contra Deus, quando fazem um bezerro de ouro e se prostram diante dele para adorá-lo e declarar que foram libertados do Egito pelo seu poder. Deus, mais que depressa, envia Moisés de volta ao arraial, pois havia se retirado para o monte a fim de receber orientações divinas para o povo.

Ao chegar ao arraial, Moisés questionou seu irmão Arão sobre o que havia acontecido. A resposta de Arão foi semelhante a do Cris. No verso 22, Arão diz um “Sabe como é, né?” para Moisés quando coloca a culpa no povo, dizendo que este era propenso ao mal. No verso 24, mais um “Sabe como é, né?”, quando Arão afirma categoricamente que apenas disse ao povo: Quem tem ouro, tire-o e me entregue. Deram-me o ouro e o lancei no fogo e, então, saiu o bezerro. Essa é a expressão da mentira, da negligência, da irresponsabilidade, uma vez que, segundo o verso 4, o próprio Arão recebe das mãos do povo o ouro e trabalha para fundir um bezerro.

Viver com base em “Sabe como é, né?" traz sempre consequências. No caso do povo de Israel, o resultado foi muito duro. Cerca de três mil mortos. Já no caso do programa de TV, ao descobrir que Cris não falou a verdade, a garota brigou com ele e o acusou de ser um verdadeiro covarde e um grande mentiroso. No final, ela o desculpou e os dois fizeram as pazes. Um problema contornado via arrependimento.

Vamos nos arrepender de tantos “Sabe como é, né?” que falamos todos os dias e viver de verdade.

Nenhum comentário: