domingo, 7 de julho de 2013

‘’E chamarás pelo nome JESUS’’ (Lucas 1.31)



Quero refletir nas palavras deste texto em que o anjo do Senhor fala a Maria que Deus se alegrava muito dela e lhe concedeu a benção de gerar um filho, pelo poder do Espírito Santo. O menino deveria se chamar JESUS. Deus não lhe concedeu este nome por acaso, ele recebeu o nome que está acima de todo nome e vamos encontrar de maneira lindíssima as evidências disso tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento.
No Antigo Testamento o profeta Isaías nos trás uma bela descrição do nome deste menino que haveria de nascer. Ele descreve no capítulo 9, verso 6: ‘’Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o principado está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz’’. Notamos que, de fato, o Seu nome é o maior e o mais forte de todos os nomes que se possa imaginar.
Já no Novo Testamento e, principalmente, nos escritos do apóstolo Paulo, as afirmações sobre o nome de Jesus são grandiosas. Paulo fala sobre o sentimento de Jesus diante da missão que Deus lhe havia conferido. Ele não usurpou o ser igual a Deus, mas, tornou-se servo, vindo em forma de homem, se humilhou e foi obediente em todas as coisas, até a morte, e morte de cruz. Por isso, o Soberano Deus o exaltou sobremaneira e lhe concedeu o maior nome que se possa referir neste século e nos séculos vindouros. Em Atos dos Apóstolos, no discurso de Pedro e João diante do Sinédrio, eles afirmam que não há salvação em nenhum outro; “porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4.12)
Nunca houve e nunca haverá alguma pessoa com o nome tão importante como o nome de Jesus. Alguém recebe ou tem um bom nome de três formas: por herança, por doação ou por conquista. Jesus se enquadra nestas três categorias.
Cristo recebe o nome por herança, conforme lemos em Hebreus, que diz que Cristo é o Filho e os anjos e todos os demais são ministros, e Deus lhe disse: “Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho... E todos os anjos de Deus o adorem... O teu trono, ó Deus, é para todo sempre”. Após seu batismo, uma voz dizia dos céus: “Este é meu Filho amado em quem tenho prazer.
Ele também tem um bom nome por doação. Filipenses 2 afirma: “Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai. ”
Por último, Jesus tem um bom nome por conquista. No livro de Colossenses 2, Ele cancela o escrito de dívida que o Diabo tinha contra nós e o remove completamente, encravando a dívida na cruz. No verso 15, Paulo escreve: “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” É por isso que ele se apresenta a João na ilha de Patmos e diz que “Ele estava morto, mas está vivo, pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte e do inferno.”
                Quero concluir perguntando algo a você, caro leitor. Você já confessou a Deus que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida? Um dia todos os seres humanos que já pisaram nesta terra hão de fazer esta confissão. A pergunta certa talvez seja se tal confissão será feita tarde demais ou em tempo oportuno, que é hoje. Buscai-o enquanto se pode achá-lo, enquanto Ele esta perto de nós. Clamem o seu precioso nome, JESUS!!

Que Deus nos abençoe!!!


Nenhum comentário: